Morre Steve Jobs, fundador da Apple


Morre Steve Jobs, fundador da Apple


Morreu no dia 05/10/2011, aos 56 anos, Steve Jobs, fundador e ex-presidente da Apple. O executivo sofria de câncer e estava de licença médica desde o início de fevereiro e, no fim de agosto, havia se afastado do comando da Apple. Segundo a família, ele teve uma morte tranquila. Além de comandar a Apple, Steve Jobs também foi um dos criadores do estúdio de animação Pixar.
Sua morte tem sido motivo de comoção ao redor do mundo. O presidente dos EUA, Barack Obama, desejou que ele descanse em paz e afirmou: "Obrigado pelo trabalho que você faz possível todos os dias - inclusive o nosso". Amigos e rivais também lamentaram a morte do fundador da Apple. Bill Gates, da Microsoft, afirmou: "Steve e eu nos conhecemos há quase 30 anos, e nos tornamos colegas, competidores e amigos ao longo de mais da metade de nossas vidas. O mundo raramente vê alguém com o profundo impacto que Steve teve. Os efeitos de suas criações serão sentidos por muitas gerações no futuro". Mark Zuckerberg, inventor do Facebook, foi bem emocional: “Obrigado por mostrar ao mundo que o que você criou poderia mudar o mundo. Sentirei sua falta". Larry Page, cofundador do Google, foi na mesma linha: "Estou muito, muito triste em saber do falecimento de Steve. Ele foi um grande homem, com conquistas incríveis e brilhantismo fora do comum".

Fundação da Apple

Steven Paul Jobs nasceu em 24 de fevereiro de 1955, em San Francisco, Califórnia (EUA). No início dos anos 1970, ele conheceu Steve Wozniak, com quem fundou a Apple em 1976.
A Apple ficou conhecida por popularizar o conceito do computador pessoal. O primeiro produto da empresa foi o Apple I, lançado em 1976. O computador vinha desmontado e o usuário recebia um manual para montá-lo.
Em 1983 a Apple lançou o Lisa, o primeiro computador pessoal com suporte a mouse. O Lisa foi um fracasso de vendas, principalmente devido ao alto preço (cerca de US$ 10 mil nos dias de hoje). Mas, no ano seguinte, a empresa obteve um grande sucesso com o lançamento do Macintosh, o primeiro computador pessoal com interface gráfica e preço acessível.
Em 1985, devido a problemas com outros executivos da empresa, Steve Jobs deixou a Apple. No mesmo ano, ele fundou a NeXT, empresa que produzia computadores de alto desempenho.
No fim de 1996, a Apple comprou a NeXT. Com isso, Steve Jobs voltou à empresa que havia criado como conselheiro. Na época, a Apple era uma empresa em dificuldades financeiras, com uma pequena fatia do mercado de computadores, dominado pela Microsoft. Em 1997, Jobs foi nomeado CEO da empresa e começou uma reformulação profunda.
Uma das primeiras medidas foi estabelecer uma parceria com a Microsoft, sua principal concorrente. O acordo desagradou muitos fãs da Apple, mas o investimento da Microsoft na empresa ajudou a Apple a melhorar sua situação financeira.



Postado em: 06/10/2011 às 10:31:10

® Global Chain Tecnologia - Todos os direitos reservados
Rua: Carlos Vilalva, 01 - Conceição
CEP: 04307-000 - São Paulo/SP
Escritório: (11) 2339-6764
Mapa de localização.
Home | Empresa | Serviços | Virtualização | Contato