O crescimento de Cloud Computing


O crescimento de Cloud Computing


A consultoria IDC apresentou um panorama do mercado de Cloud Computing no Brasil e outros países em um evento realizado em São Paulo que teve a participação de cerca de 500 profissionais da área de TI. O conceito de computação em nuvem refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.
Atualmente, 18% das médias e grandes empresas brasileiras já utilizam alguma aplicação de computação em nuvem. Até 2013, deve aumentar para 30% a 35%.
Nos demais países da América Latina, 14,5% das empresas têm ou planejam ter algum tipo de aplicação. “Cerca de 98% das companhias consultadas acreditam que essa tecnologia veio para ficar, embora muitas delas apontem receios, como segurança e precificação”, afirma Mauro Peres, country manager da IDC Brasil.
Na Europa, entre 35% e 40% das companhias de médio e grande porte já utilizam algum serviço de Cloud Computing. Nos Estados Unidos representa cerca de 45% a 55%.
Para o ano de 2011, estima-se que em todo o mundo sejam gastos US$ 10 bilhões em aplicações de Cloud Privada, como servidores, storage e rede. No Brasil, 80% dos investimentos serão direcionados à implementação de ambientes que misturam a Cloud Privada com a Cloud Pública.
Pesquisas revelam também que entre os benefícios esperados do ambiente em nuvem estão a redução de custos, a possibilidade de pagamento por uso e a flexibilidade dos sistemas.


Fonte: Vinicius Aguiari, de INFO Online, em Plantão INFO - 06/04/2011



Postado em: 15/04/2011 às 15:02:04

® Global Chain Tecnologia - Todos os direitos reservados
Rua: Carlos Vilalva, 01 - Conceição
CEP: 04307-000 - São Paulo/SP
Escritório: (11) 2339-6764
Mapa de localização.
Home | Empresa | Serviços | Virtualização | Contato