O novo líder de TI


O novo líder de TI


Em artigo publicado pelo Domínio TI, O líder de TI precisa absorver funções de RH, foi discutido que o bom líder terá o desafio de, cada vez mais, assumir competências que outrora, tradicionalmente eram exclusivas dos profissionais da área de RH.

Estas competências as quais os mesmos indicaram vão desde o conhecimento profundo do departamento no qual atuam, além de saber recrutar, contratar, reter e desligar seus colaboradores. Dizem ainda que em tecnologia, os profissionais tendem a ficar muito envolvidos em metas imediatas e acabam por muitas vezes deixando de lado as questões que farão a diferença a longo prazo, o que sabemos ser um fato.

Podemos ir um pouco além, já que o artigo é de 2009 e as coisas mudam com a velocidade da luz. O novo líder de TI além das competências técnicas pertinentes á sua função e área, de recursos humanos no que diz respeito á recrutar, contratar, reter e desligar colaborados, deverá também desenvolver competências de psicólogo, no sentido mais concreto da palavra.

Este líder deverá ter a sensibilidade da escuta, competência essencial e fundamental ao psicólogo e a esse novo líder. A escuta permitirá compreender melhor sua equipe, em questões tais como conflitos entre membros do grupo, descontentamento com determinada tarefa que um colaborador poderá estar exercendo, descontentamento com remuneração, etc.

Além da escuta, um outro ponto importantíssimo tanto quanto é o feedback. De nada adianta escutar o colaborador, entender todas questões que o cercam se não for colado uma posição, enquanto postura e condições deste profissional, pontos a serem melhorados, modificados e até mesmo desenvolvidos.

Tudo isso será importante também para o desenvolvimento do profissional da sua equipe, não somente nos desafios que o ambiente de trabalho poderá lhe proporcionar, como para sua vida também.

Desta forma, este novo líder psicólogo tornar-se-a mais próximo da sua equipe, de fato reterá muitos mais talentos, solucionará questões de forma mais eficaz e acertiva e um ponto fundamental: será muito mais respeitado por todos, afinal além de ser um excelente líder com todas as competências as quais este cobiçado cargo exige, vê e interage com o outro como um ser humano, biopsicossocial.



Autora: Leide Ingrid Lima Costa



Fonte Utilizada: www.dominioti.wordpress.com



Postado em: 06/10/2011 às 10:32:10

® Global Chain Tecnologia - Todos os direitos reservados
Rua: Carlos Vilalva, 01 - Conceição
CEP: 04307-000 - São Paulo/SP
Escritório: (11) 2339-6764
Mapa de localização.
Home | Empresa | Serviços | Virtualização | Contato